A estreia como Mestre de Cerimônias no Canadá
- Adriana Torquato
- 19 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de abr. de 2020
Sempre fiz de tudo um pouco nessa vida, como profissional da voz. Já cantei, já dublei, fiz diversos tipos de locução, comerciais para TV, mas nunca tinha tido a oportunidade de ser Mestre de Cerimônias. Aliás, sempre tive vontade, e já apareceram várias oportunidades no Brasil, mas não sei ao certo o porquê essa experiência não foi pra frente por lá. Tive que vir para Toronto para iniciar essa nova experiência profissional. E foi realmente bem bacana.

Um evento voltado para a caridade faz dessa estreia muito mais especial. A Abrigo Center é sem dúvida uma organização com pessoas afim de proporcionar muito apoio para as mulheres que sofrem violência doméstica, idosos, e toda a comunidade que precisa de assistência. Além de honrada com o convite e a confiança, fiquei emocionada por participar deste evento. Enfim, foi uma estreia nada estressante pela ansiedade e nervoso, apenas prazeirosa.
É claro que treinei muito, li e reli o roteiro várias vezes. Acredito que quando você estuda o texto, incorpora, entende as palavras (há que se falar que recebi o roteiro todo em inglês e tive que traduzir para o português), o que me gerou mais absorção do conteúdo. Falei em alguns momentos em inglês, mas majoritariamente foi em português. O que me deu mais confiança para realizar o trabalho com excelência. Vale lembrar, que apresentei junto com meu colega locutor Francisco Pegado, angolano, cheio de malemolência, foi ele quem deu uma informalidade para a apresentação. Faz muitas brincadeiras, e deixou o clima menos tenso. Agradeço demais o apoio do amigo, foi sem dúvida um grande ponto para que eu também realizasse um bom desempenho.
Eu digo inclusive para você, caro leitor, que nós aprendemos uns com os outros. Eu sempre fiz isso desde o início da minha carreira. Sempre observei muitos os profissionais (dos experientes até os de pouco tempo de carreira) que me rodeavam, e até hoje faço isso. Observo e pergunto, sem medo de parecer "inexperiente" ou vulnerável. Para crescermos cada vez mais precisamos ter a humildade de saber que não sabemos nada, e precisamos aproveitar a chance de estarmos com outros profissionais e aprender com eles, absorver do colega o que ele tem de melhor. Isso é desenvolvimento. Mas isso é informação para outra postagem.

A experiência de ter participado como Mestre de Cerimônias foi realmente muito enriquecedora. Acredito que tenha sido um ponta-pé para o início de uma nova etapa na minha carreira. O crescimento de estar numa rádio aqui em Toronto, onde posso realizar um programa que tenha a ver com o que eu acredito é uma possibilidade incrível de me desenvolver a cada dia. Sempre fui uma locutora um tanto quanto receosa no quesito improvisação, e hoje, posso exercitar esse ponto que exige melhora todos os dias. Uma oportunidade incrível! E fazendo um programa que me exige improvisação o tempo todo, com certeza me ajudou a fazer um bom papel como Mestre de Cerimônia desde evento, pois pude sair do roteiro e fazer algo leve, com personalidade. É claro que depende da "carta branca" do cliente delimitando o que ele quer que seja realizado, mas o organizador deste evento pediu que fosse algo livre, leve e solto. E foi realmente incrível o que nós fizemos juntos. Os convidados foram também muito receptivos, e isso ajuda muito. Muito políticos estavam no local também, e isso deu mais peso para este dia tão especial.

Aqui fica a minha dica para você profissional da voz, sempre que tiver uma oportunidade de fazer algo diferente, faça! Mesmo que você não tenha tido experiência, não se limite a essa auto-sabotagem. Faça com excelência. Estude, se dedique e não se limite nunca. Pergunte para quem tem experiência, peça dicas, pesquise na internet, e vá para cima do incerto, que no final das contas, dá tudo certo. E portas começam se abrir. Encare e olhe as possibilidades como um presente para o seu crescimento.
E para quem não sabe, acredito que não tenha contado esta novidade por aqui ainda, estou no ar todos os dias, de segunda a sexta-feira na Camões Rádio, uma rádio voltada para toda a comunidade da Língua Portuguesa, com o Programa Mundo Mix, da 1pm até às 5pm (horário de Toronto). Me escutem por lá, e participem do programa. Você pode baixar o aplicativo da Camões Rádio (está disponível para Google Play e Apple Store), ou através do player do site www.camoesradio.com.
O programa é voltado para músicas dos anos 80, 90 e 2000, com uma pitada dos hits do momento, e claro que os nossos ouvintes também podem pedir música por lá através das redes sociais. Te espero!
Comentarios