Quero ser um(a) locutor(a) publicitário(a)! E agora?
- Adriana Marques
- 12 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Muita gente me pergunta sobre o mercado de Locução Publicitária. Sobre como se inserir nesse mercado tão competitivo, e cheio de “panelinhas”, como dizem por aí.
Acho que o bacana pra se inserir no mercado, primeiramente é ter humildade! Humildade para aprender e aceitar que você não sabe tudo! Ser uma pessoa bacana pessoal e profissionalmente, cumprir o que promete, ter ética, ter parceiros (sim, muita gente acredita que você só se dará bem se achar que tem que ganhar dinheiro sozinho) e principalmente, não “se prostituir”. Mas como assim não se prostituir? Bom, muitos colegas de profissão acabam por prejudicar outros colegas, colocando seu preço de trabalho abaixo, mas bem abaixo do mercado, a preço de banana. Isso é prejudicial para todos. Tanto para o cliente, quanto para os profissionais, porque o cliente contratando alguém que coloca seus serviços a preço de banana, desculpe, mas não posso acreditar que ele tenha o mínimo de credibilidade. O cliente com certeza não vai ter um produto final de acordo. Profissional que não se valoriza, não pode ser bom no que faz. Não vai ter ascensão, e não vislumbra uma evolução em sua carreira. Não façam isso! Coloque seu preço de acordo com sua habilidade sim, mas não a preço de banana, ok?
Bom, dito isso, é legal montar um home studio com bons equipamentos, ou pelo menos ter acesso a um bom estúdio, principalmente, com um microfone que lhe traga perfeita captação. Pois essa é a alma da locução publicitária:captação. Quando comecei, conversei com muitos locutores publicitários, técnicos de áudio, enfim, fui atrás de conhecimento técnico; além de informações preciosíssimas sobre o assunto, ganhei muitos amigos! É engraçado, porque quanto mais bem sucedido, mais humilde e gente boa o locutor é. Isso é interessante falar também: como qualquer nicho de mercado, os profissionais querem puxar o tapete um do outro, observo que tem muita desunião na nossa área. Isso não é legal, porque nossa categoria já é tão difícil. Devemos nos unir, compartilhar informações, e só assim, todos nós teremos um lugar ao sol.
Essa foi uma pequena introdução de como entrar nessa delícia e loucura da locução publicitária. É tudo muito bom, pois ganha-se bem, você faz o seu horário, não tem chefe no seu pé, mas você tem de ter DISCIPLINA, arregaçar as mangas, fazer um site legal para apresentar seu portfolio, investir em bons equipamentos, se divulgar para produtoras e rádios do Brasil e do mundo, e fazer uma grande rede de network, como eu disse, de quebra ganha-se ótimos amigos. Ahhh, eu cuide bem do seu instrumento de trabalho, tome muito líquido, coma a tal da maçã, balinhas de gengibre, enfim, cuide da sua preciosa voz!
Neste Blog, pretendo ir contando minhas experiências legais e as não tão agradáveis. Acho que acima de tudo, você precisa se preparar, e ter paixão pelo o que faz. Assim, as coisas fluem naturalmente, e o dinheiro só vai ser uma boa consequência.
Dica do dia: Receba notificações no facebook do Locutor Publicitário Jason Bermingham. Esse cara manja muito, e dá dicas extremamente importantes, tanto de locução, quanto de equipamentos de ponta.
Comments