Como tornar a Edição mais prática para o Locutor
- Adriana Marques
- 16 de set. de 2015
- 3 min de leitura

Eu comecei muito por osmose no mundo da locução, fui fazendo as coisas, me jogando nesse mundo de forma gradativa, conversando com pessoas, locutores e técnicos de áudio, pra começar a me situar do que se trata a locução publicitária, e principalmente entender a parte técnica de áudio. Confesso que o meu conhecimento sobre essa parte técnica de áudio é limitado. Mas é exatamente por isso, que dia-a-dia, eu procuro pesquisar, e perguntar como uma criança que pergunta o porquê de tudo, para os dinossauros da profissão.
Hoje, navegando e pesquisando na internet, achei uma informação preciosíssima sobre como tornar mais prática a edição para o locutor.
Quem trabalha com locução sabe que o processo de editar voz é relativamente simples ao se comparar com o processo de editar e mixar música. Normalmente o locutor só faz uma "limpa" antes de enviar a gravação para a produtora de áudio. O ideal é nem mexer com equalização, compressão, noise reduction ou outros recursos de tratamento de som. Sendo assim, são poucas tarefas que acabamos repetindo o tempo todo -- e um jeito fácil de agilizar o processo de edição é criar atalhos personalizados em teclas vizinhas do teclado para os comandos mais usados na edição. Por exemplo, você poderia colocar estes atalhos nos números de 1 até 6 na fileira de cima do teclado. Seguem os atalhos que uso pessoalmente. Veja se vocês locutores e produtores concordam. Quais outros atalhos vocês sugerem para edição de voz? Teclado "1" = reduzir ganho em -10db (Uso este teclado com frequência para diminuir o volume de respiros que soam alto demais, sem eliminar totalmente estes respiros -- o que tiraria toda a naturalidade da locução.) Teclado "2" = deletar o trecho de áudio escolhido Teclado "3" = colar um trecho de áudio que foi copiado anteriormente (Normalmente uso este atalho para colar trechos de "room tone" -- aquele som de ambiente -- para não deixar um bloco de silêncio total entre um take e outro.) Teclado "4" - copiar o trecho de áudio escolhido Teclado "5" - inserir silêncio total no trecho escolhido (Como comentei, não uso este comando com muita frequência porque acaba deixando o áudio com som de editado). Teclado "6" - desfazer a ação anterior (o famoso "undo") Com tempo estes atalhos ficaram tão instintivos que acabo editando rapidamente sem olhar para baixo, ganhando tempo para cumprir os prazos cada vez mais curtos do nosso mercado.
Eu, particularmente, me preocupo somente com a captação da minha voz, não faço nenhum tipo de tratamento no áudio. Normalmente, as produtoras pedem a locução flat mesmo, somente editado! Isso é imprescindível! Por isso, capricho na hora de gravar. Logicamente, que já tem um preset formatado para a minha voz, para captar da melhor forma possível. Cada um tem a sua forma de trabalhar. Mas como a fonte informou, é importante que o locutor tenha esse conhecimento à respeito do tratamento de áudio, porque pode se deparar com um cliente que exija isso, e você não pode alegar ignorância! Não faz bem para sua credibilidade profissional.
Portanto, se você não sabe, (isso não é vergonha nenhuma) procure se informar e entender o máximo que puder sobre isso! Os cursos sobre o tema, também serão super bem-vindos.
Boa pesquisa!
Dica do dia: Programas de Edição tem aos montes, uns mais complexos, outros mais simples, mas os mais utilizados são Pro Tools, Logic Audio, Cubase, Nuendo, Sound Forge, enfim, não existe software ruim, o que faz o som ficar bom é o profissional que está operando. Tudo é uma questão de adaptação.
Fonte: soundonsound
Comments