Dicas de como começar a montar um Home Studio
- Adriana Marques
- 21 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Muitos locutores fazem seu próprio home studio, pois tem a comodidade de gravar em casa, em horários esporádicos. E nada melhor, do que ter seu próprio equipamento! A maioria dos locutores que conheço são apaixonados pelos equipamentos de áudio, buscam sempre o melhor microfone, discutem sobre os melhores monitores, os melhores programas de edição, mixagem e masterização! É incrível como vamos além da locução, nos envolvemos também com toda essa parte técnica, sem querer! Enfim, queremos nosso home studio, até porque tem gente que realmente tem o sonho de trabalhar com isso em sua própria casa.
As vezes, eu gravo em casa. Uso bons equipamentos, e a intenção é sim ir incrementando meu home studio cada vez mais. Até porque eu trabalho com música, componho, gravo vários instrumentos, faço minhas músicas, preciso de um bom registro. Mas a maioria das minhas gravações de locução, são realizadas em estúdio profissional.
Bom, como você percebeu, hoje falaremos um pouco sobre o home studio. Peguei dicas bacanas sobre como começar a montar um. Bora investir?
Um quartinho pode servir como uma ótima cabine de gravação;
Um bom microfone: Shure SM7B;
Interface: Apollo Twin Solo;
Monitores: M-Audio AV40 não são caros e não tem subwoofer** notável, mas dão conta do recado;
Software de gravação e edição para locução: Adobe Audition – Mas já falamos sobre isso em outro tópico! Existem diversos softwares que podem te atender da melhor forma.
Um ponto muito importante é como tratar o quartinho acusticamente para gravação de voz. O primeiro e mais importante passo seria controlar as frequências graves, que sempre dão trabalho em espaços pequenos. Uma solução seria instalar armadilhas para graves nos cantos superiores do espaço. Fora do Brasil existe um kit conhecido como o Atom-12, que é vendida pela empresa Auralex. Este kit vem com um cubo de aproximadamente 30 cm x 30 cm e três peças adicionais de aproximadamente 30 cm x 30 cm x 40 cm.

Dica do dia: Aqui no Brasil você pode encomendar peças parecidas pela empresa Akustik (www.akustik.com.br). Tratar os cantos superiores é um bom primeiro passo para qualquer locutor que pensa em transformar um quartinho da sua casa ou do seu apartamento num home studio.
** Subwoofer é um tipo de reprodutor usado para aumentar o som de uma caixa de som, variam de 20 Hz a 200 Hz. O nome é dado devido a sua reprodução estar abaixo da reprodução dos woofers.
Comments